Sugestões


» Se vier de avião e a viagem for longa, é melhor parar por uns dias (dois ou três) na REGUA (Reserva Ecológica de Guapi-Assu) em Cachoeiras de Macacu, Estado do Rio de Janeiro, que fica a uma hora e meia da cidade do Rio de Janeiro e a caminho do Vale das Taquaras.

» Quando estiver no Vale das Taquaras, se quiser ir a Macaé de Cima, podemos levá-los. Fica só alguns minutos de distância.

» O assobiador (Tijuca atra) pode ser encontrado às vezes em outra trilha, cerca de 15 minutos do nosso ‘lodge’ e podemos levar o grupo que desejar fazer a tentativa de encontrar essa ave de altitude.

» Quando for embora do Vale, vale a pena fazer uma visita ao Pico da Caledonia a meia hora a 40 minutos na estrada principal para Nova Friburgo. É bom levar sua carteira de identidade pois no alto (que pertence a Petrobras) o guarda pede para ficar com a carteira até o seu retorno do passeio. Aves que podem ser vistas: Saudade-de-asa-cinza e Sanhaçu-frade. Normalmente é um passeio de meio dia pois a nevoa, normalmente, começa a entrar ao meio dia.

» Fazer um seguro de saúde.

» Trazer agasalho, pois mesmo no verão pode haver quedas na temperatura.

» Trazer protetor solar, chapéu, sapatos fortes ou botas.



» AREGUA or Guapi-assu - Aregua aregua@terra.com.br
» Paulo Boute Tourism – bouteexpeditions@gmail.com
» Ricardo Gagliardi – guide:  http://ricardo-gagliardi.sites.uol.com.br   
» Ricardo Parrini – guide to Serra dos Orgãos: www.Birdingrio.com
» Tropical Birding tours – Nick Athanas: nick@tropicalbirding.com
» Neotropical Bird Club – England
» Cotinga: A Journal of the Neotropical Bird Club
» AVISTAR – A bird watchers Fair in Brazil around July/August